Notícias

SGI Portugal avalia o “Impacto da Responsabilidade Social na Sustentabilidade das Empresas”

Uncategorized

SGI Portugal avalia o “Impacto da Responsabilidade Social na Sustentabilidade das Empresas”

No dia 3 de novembro realizou-se o Seminário “Impacto da Responsabilidade Social na Sustentabilidade das Empresas“, organizado pelo SGI Portugal, no Auditório Alto dos Moinhos do Metropolitano de Lisboa.

O Seminário presidido pela Administradora do Metropolitano de Lisboa, Helena Campos, e pelo Presidente do SGI Portugal, Luís Natal Marques, contou com a participação do Secretário de Estado do Tesouro, João Nuno Mendes, e da Secretária-Geral SGI Europe, Valeria Ronzitti.

No Seminário foi apresentada a Diretiva da União Europeia sobre Sustentabilidade da Empresas (“Corporate Sustainability Reporting Directive” – CSRD) pelo Secretário de Estado do Tesouro, João Nuno Mendes, e pelo Sócio da Deloitte, Nuno Bettencourt.

A Diretiva, também chamada de Diretiva de Relatórios Não Financeiros, estabelece as regras sobre a divulgação de informações não financeiras e de diversidade, pelas empresas cotadas em bolsa e pelas grandes empresas (com mais de 500 colaboradores), através da publicação de relatórios periódicos sobre os impactos sociais e ambientais das suas atividades, incentivando essas empresas a desenvolver uma abordagem responsável dos negócios.

A Diretiva obriga ainda à publicação de informações relacionadas com questões ambientais, sociais e de tratamento dos trabalhadores, respeito pelos direitos humanos, mecanismos anticorrupção e suborno e diversidade nos Conselhos de Administração das empresas (em termos de idade, sexo, graus académicos e formação profissional).

No painel sobre a Taxonomia Verde, foram abordadas questões relacionadas com a sustentabilidade e proteção da água e recursos marinhos e a transição para uma economia circular. José Pedro Salema, Presidente da EDIA, apresentou o caso prático da Barragem do Alqueva, e Miguel Patena, da EDP, em colaboração com a EDIA, destacou a componente de produção de energia elétrica da Barragem, de forma clássica pela utilização de energia cinética com recursos a turbinas, e também pela componente de energia fotovoltaica, por meio de grande plataforma flutuante de painéis sobre as águas da barragem. Luís Rochartre, da Greenlab, apresentou os desafios que representa a Taxonomia Verde para as organizações.

No último painel, Maria João Coelho e Sofia Santos, representantes da BCSD e da Systemic, realçaram a necessidade de se praticar uma gestão empresarial sustentável, em termos ambientais e de respeito humano, como condição exigível para a captação de financiamento externo e para aceitação pela sociedade, na forma de acionistas, parceiros institucionais e clientes. Para finalizar, foi referida a clássica e sensível questão do confronto entre a gestão financeira e a preservação ambiental.

No encerramento da sessão pela Secretária-Geral do SGI Europe, Valerie Ronziti, foi dado destaque à necessidade de continuarmos a desenvolver novos mecanismos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável, elogiando os esforços já desenvolvidos pelas várias organizações públicas e privadas.

As apresentações dos vários oradores/as presentes no Seminário:

Nuno Bettencourt

Luís Rochartre

José Pedo Salema

Miguel Patena

Maria João Coelho

Sofia Santos

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the compare bar
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping